Noventa e cinco milhões de dólares norte-americanos acabam de ser doados para o financiamento ao Programa de Fortalecimento de Cuidados de Saúde Primários, uma das actuais prioridades do Governo.

Do total do valor, 80 milhões foram disponibilizados pela Associação de Desenvolvimento Internacional (IDA), que fornece empréstimos sem juros e subsídios aos países mais pobres, e os restantes 15 milhões pelo Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). As duas instituições financeiras fazem parte do grupo Banco Mundial.

Para o efeito, o Governo e as duas instituições assinaram, em separado, dois acordos de donativos, que foram ratificados pelo Conselho de Ministros, reunido terça-feira em Maputo, na sua nona sessão ordinária.

O fortalecimento dos cuidados primários de saúde constitui actualmente uma das principais frentes do Ministério da Saúde (MISAU), tendo em conta a sua importância e grupo-alvo.

Neste domínio, destaque vai para a educação sobre os problemas de saúde prevalecentes e métodos da sua prevenção e controlo, promoção de abastecimento de água potável e saneamento básico, bem como o programa alargado de vacinação.

Compõe ainda este programa, a Saúde Materno Infantil (SMI), que inclui o planeamento familiar, diagnóstico e tratamento de doenças comuns.

O rol abarca ainda o programa de medicamentos essenciais e o reconhecimento da área de saúde e informação para planificação e monitoria.

(JN)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here