O MINISTÉRIO da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e a Universidade Pedagógica (UP) assinaram segunda-feira, em Maputo, um memorando, com vista a melhorar a qualidade da educação em Moçambique, com enfoque particular na formação de professores de ciências naturais e desenho de que o sistema se ressente.

Assinaram o acordo a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane e o reitor da UP, Jorge Ferrão.

Segundo Sortane, a cooperação entre as duas entidades estará direccionada ao ensino primário, de forma a permitir que os alunos adquiram competências básicas, particularmente escrita, leitura e cálculo.

O memorando tem como áreas de intervenção a formação de professores e de gestores em práticas pedagógicas, realização de pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem, visando a melhoria da qualidade educacional, educação pré-primária e secundária, bem como o ensino à distância.

“O projecto vai trabalhar muito em particular na aquisição de competências básicas como escrita, leitura e cálculo, explicou a ministra, acrescentado que ambas as instituições deverão ter como enfoque a formação de professores do ensino primário e secundário.
A governante frisou que o MINEDH e a UP vão colaborar sempre em prol do desenvolvimento, e para que a cooperação produza bons resultados.
“Esperamos, a todos os níveis, que o trabalho que estamos a desenvolver tenha bons resultados”, disse.

Por seu turno, o reitor da UP disse que a assinatura do acordo irá operacionalizar o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas do país, bem como a formação de professores, sobretudo nas disciplinas de ciências naturais e desenho, uma vez que se regista um grande défice de professores destas cadeiras.

“Temos a certeza de que a nossa cooperação trará bons frutos e benefícios para o sistema de educação em Moçambique”, disse Ferrão. –

(AIM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here