Garantir que os alunos do 1º ciclo do Ensino Primário progridam e adquiram as competências iniciais de leitura, escrita e cálculo constitui uma das grandes prioridades do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH).

O facto foi avançado ontem, em Maputo, pela ministra do pelouro Conceita Sortane, no lançamento do Plano Nacional de Acção de Leitura e Escrita (PNALE), um instrumento orientador que visa contribuir para a promoção dos hábitos de leitura na escola, em casa, nas comunidades, bibliotecas e noutros locais, formando assim pessoas autónomos e competentes nestes domínios.

A expectativa é melhorar a aprendizagem dos alunos pois, assume-se que sem habilidades, todos os esforços do desenvolvimento humano podem ficar diluídos e o futuro da nação seriamente comprometido.

Assim, segundo Sortane, o grande apelo é no sentido de envolvimento e compromisso de todos os segmentos da sociedade para que a implementação do plano se torne realidade, dando um contributo valioso na formação de cidadãos activos, competitivos e comprometidos com o desenvolvimento do país.

Esta acção do Governo, conforme a fonte, é operacionalizada através do Plano Estratégico da Educação, que também coloca o desenvolvimento das competências na leitura e escrita como uma das grandes prioridades plasmadas no seu plano operacional.

Explicou que o processo de ensino e aprendizagem de leitura e escrita, que tem sido objecto de pesquisa e debate a nível da Educação, mostra que a apropriação destas capacidades pelos alunos é insatisfatória.

Com efeito, a avaliação indica que apenas cinco crianças em cada 100 é que sabem ler e escrever com segurança.

Gina Guibunda, directora nacional do Ensino Primário, afirmou que na escola os professores devem trabalhar com o plano, olhando para as diretrizes que o mesmo contém.

O plano surge, segundo Guibunda, porque um dos grandes desafios é a questão de aprendizagem que precisa de ser reforçada em casa e nas comunidades.

(JN)

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