tão esperada Zona de Comércio Livre (ZCL) da União Africana (UA), destinada a aumentar as trocas intrarregionais no continente africano, será lançada em Março próximo, em Kigali, no Rwanda, anunciou a ministra rwandesa dos Negócios Estrangeiros, Louise Mushikiwabo, num comunicado transmitido terça-feira à PANA.

A ZCL proposta será uma componente-chave da estratégia da UA para aumentar as trocas comerciais na região em pelo menos 25 a 30 porcento, nos próximos 10 anos, disse.
A conclusão do novo acordo aconteceu segunda-feira à margem da 30ª cimeira ordinária dos chefes de Estado da UA, em Addis Abeba, na Etiópia, depois da aprovação pelos governos africanos do Protocolo sobre a Livre Circulação de Pessoas e Bens e do lançamento oficial do Mercado Único do Transporte Aéreo Africano.
“Uma ZCL continental deverá ser lançada durante uma cimeira extraordinária dos chefes de Estado em Março”, declarou a ministra rwandesa.

Esta nova iniciativa é adoptada cinco anos depois de os chefes de Estado e de Governo se comprometerem a reforçar a integração regional e aumentar o comércio intra-africano.
A ZCL reunirá cerca de 53 países africanos com uma população de quase um bilião de habitantes.

(RM Panapress)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here