A Universidade Pedagógica (UP) graduou ontem, em Maputo, a capital moçambicana, um total de 595 estudantes, formados em várias áreas aos níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento.

Deste universo, um total de 406 são graduados do sexo feminino e o remanescente do sexo masculino. Este ano, a UP graduou no ano em curso cerca de mil estudantes.

Falando na ocasião, o Reitor da UP, Jorge Ferrão, disse que a cerimónia simboliza um ritual de passagem para o novo estágio na vida de cada um dos graduados.

“Esperamos que promovam mudanças no país e façam nascer gerações de futuros moçambicanos com capacidades, competências e habilidades para a vida”, disse Ferrão.

Dirigindo-se aos graduados, o Reitor disse que estes tornam-se, a partir de hoje, no novo capital humano que vai ajudar o país.

“O único desafio que vos podemos fazer é que vocês precisam ser diferentes. Sejam diferentes. Usem as ferramentas e o conhecimento adquiridos ao longo do tempo que estiveram connosco para melhorar este país e para melhorar a vossa própria capacidade intelectual”, sublinhou.

“Porque eu e vossos professores acreditamos que são diferentes, usem esse diferencial para actuar com humanismo e profissionalismo de forma a elevarem, bem alto, o nome da academia moçambicana”, acrescentou.

Por seu turno, a governadora da cidade de Maputo, Iolanda Cintura, exaltou o empenho e dedicação dos graduados durante os anos de estudo.

“Esperamos que sejam vocês os impulsionadores de mudanças qualitativas no processo de ensino-aprendizagem, procurando sempre as melhores formas e os melhores recursos para ensinar as nossas crianças a aprender os imensos conhecimentos que todos necessitamos, para nos enquadrarmos mais e melhor neste mundo tão exigente, que se transforma a cada dia”, afirmou.

Ela desafiou os graduados a assumirem a graduação como um momento de maior responsabilidade e a honrarem, a cada dia que passa, o diploma.

Por outro lado, a fonte enalteceu o papel dos docentes que também se dedicaram na passagem de conhecimento aos novos graduados.

“Fica, para vós, docentes da UP, o nosso sentimento de gratidão e reconhecimento por terem sido os principais responsáveis pela formação e sucesso destes graduados”, vincou.

Os graduados, por seu turno, manifestaram a sua satisfação pelo fim da caminhada e prometeram emprenhar-se, cada vez mais com vista a contribuir para o desenvolvimento do país.
(AIM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here