O Instituto Nacional de Hidrografia e Navegação (INAHINA) vai colocar, ainda este ano, sinalização marítima na lagoa do Bilene, província de Gaza, Sul de Moçambique.

A medida visa melhorar a segurança de banhistas e praticantes do desporto náutico que frequentam aquele local de grande afluência de turistas.

Com efeito, acaba de ser concluída a produção da carta náutica da lagoa do Bilene, um instrumento que mostra a configuração da lagoa e as respectivas profundidades.

O Director-Geral do INAHINA, Simião Munguambe, disse que a medida surge em resposta à necessidade de proteger vidas humanas que têm sido perdidas naquele local, devido a falta de informação objectiva sobre as características do fundo da lagoa, levando a que banhistas com deficiente habilidade na natação se aventurem para zonas de maior profundidade, resultando em afogamentos.

‘Estamos preocupados com os frequentes afogamentos que tem ocorrido na lagoa do Bilene. Por isso é que fizemos o levantamento hidrográfico para a colocação dos respectivos sinais que irão orientar quer os banhistas, quer os praticantes do desporto náutico”, afirmou Munguambe, citado por um comunicado de imprensa do Ministério dos Transportes e Comunicações, recebido hoje pela AIM.

“O nosso objectivo é preservar vidas humanas e dar a nossa contribuição para a prática de um turismo seguro nas nossas atractivas praias’, acrescentou.

Segundo a fonte, o trabalho em curso na lagoa do Bilene constitui o ponto de partida de uma iniciativa que se pretende seja à escala nacional, estando as entidades ligadas à segurança marítima a trabalhar para o efeito.

O Instituto Nacional de Hidrografia e Navegação é um organismo tutelado pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, com a missão de assegurar a sinalização marítima, bem como a produção de documentos náuticos (cartas náuticas, tabelas de marés), com a finalidade de garantir a segurança à navegação nas águas sob jurisdição territorial moçambicana.

(AIM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here