Leões à solta estão a gerar pânico no posto administrativo de Sábiè, distrito de Moamba, província de Maputo.

Os felinos estão a devorar alguns animais domésticos.

Segundo os moradores, os leões circulam nas residências durante a calada da noite, em busca de alimento.

Abdul Laky, um dos líderes comunitários no posto administrativo de Sábiè, disse que foram vistos recentemente naquela zona, dois leões a circular que devoraram duas cabeças de gado.

O nosso entrevistado, acrescentou que devido a esta situação, pala além do medo que paira entre os moradores, os leões afugentaram das zonas de pasto doze bovinos que até ao momento não foi possível a sua localização.

“ Temos problemas dos leões que estão a dar cabo da nossa zona toda. A nossa preocupação é de as autoridades se preocuparem de defender a população, porque hoje são cabeças de gado, amanhã podem ser vítimas humanas”, disse Abdu Laky.

Confrontada com esta situação, o sector da Fauna Bravia na Direcção provincial da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, em Maputo, confirma a existênciade leões que circulam de forma desenfreada em algumas zonas do distrito da Moamba.

O chefe da repartição da Fauna, disse que os animais evadem do Kuger Park e de algumas fazendas bravias, devido a vandalização da área de vedação, por caçadores furtivos.

(RM Maputo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here