O Governo moçambicano aprovou , em Maputo, o Plano de Contingência para fazer face as calamidades naturais entre 2017 e 2018 orçado em um bilião de meticais (cerca de 16,9 milhões de dólares ao câmbio corrente).

A informação foi avançada, pela Porta-voz do Governo, Ana Comoana, em declarações à imprensa, no fim da 44ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, a última do presente ano.

“Este instrumento está orçado em um bilião de meticais que se destinam a várias actividades”, disse Comoana, que também exerce as funções de vice-ministra da cultura e turismo.

Explicou que este montante vai servir para financiar as actividades de monitoria e emissão de pré-avisos sobre eventos calamitosos, assim como o pré-posicionamento de recursos materiais e humanos.

“Este montante é ainda destinado a operações de buscas e salvamento e também assistência humanitária as populações em risco que se situa acima de um milhão de pessoas”, acrescentou.

Refira-se que o governo orçamentou em 800 milhões de meticais o último Plano de Contingência para a época chuvosa 2016/17.

Portanto, regista-se um acrescimento de 200 milhões de meticais comparativamente a última época chuvosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here