Moçambique e China contam, desde esta quinta-feira, com uma plataforma electrónica de transacção monetária internacional.

Trata-se do sistema Union Pay, existente em mais de 40 países, que vem juntar-se às redes Visa e Mastercard, já disponíveis no sistema SIMO Rede em Moçambique.

A rede Union Pay foi lançada oficialmente em Maputo, pelo Banco Societé Generale, entidade responsável pela emissão, distribuição e gestão dos cartões Union Pay aos moçambicanos e chineses interessados em investir na diáspora.

Segundo o administrador do Banco de Moçambique, Augusto Bila, os cartões Union Pay vão permitir que os investidores se sintam encorajados a vir a Moçambique, dada facilitação dos mecanismos para a aquisição de bens e serviços.

O Director Executivo da Societé Generale em Moçambique, Laurent Thong Vanh, disse que os cartões Union Pay vão trazer muitos investidores chineses ao país, uma vez que a plataforma é bastante usada naquele país asiático.

Thong Vanh explicou que, com a nova plataforma, os investidores não precisam trazer dinheiro vivo ao país, o que vai permitir maior controlo do dinheiro que entra e sai de Moçambique.

A Societé Generale existe em mais de 70 países, com mais de 20 milhões de clientes e conta com cerca de 150 mil trabalhadores, em todo mundo.

(RM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here