Uma delegação de artistas moçambicanos está em Cuba, para apresentar a primeira exposição de artes, denominada “Arte moçambicana em Cuba”, a ser inaugurada esta sexta-feira.

A exposição, composta por 60 obras, entre pintura, escultura, gravura, cerâmica e artesanato de artistas de todo o país, decorrerá na Cidade de Havana, e terá a duração de 60 dias.

A missão moçambicana para este evento é dirigida pelo Secretário Permanente do Ministério da Cultura e Turismo, Domingos Artur, que vai procurar internacionalizar a arte e cultura moçambicana.

Domingos Artur, falando na passada sexta-feira, numa conferência de imprensa decorrida no Ministério da Cultura e Turismo, sobre a exposição, disse que as artes são um vector de intercâmbio cultural dos povos.

“As pessoas estão sedentas em conhecer a cultura africana, uma vez que as povoações cubanas são compostas maioritariamente por povo africano e a perspectiva destes é ver exibida o que Moçambique tem de melhor”, disse o Secretário Permanente.

Segundo a nossa fonte a exposição poderá abrir portas para que as obras sejam conhecidas internacionalmente e apareçam promotores com interesse em expô-las noutros cantos do mundo.

O Secretário Permanente do Ministério da Cultura e Turismo, disse ainda que farão de tudo para tirar maior benefício desta deslocação aproveitando nesta única viagem mostrar o grande leque criativo dos moçambicanos, e provar aos cubanos que em Moçambique há artistas com um potencial artístico muito forte.

Ídasse Tembe, que também faz parte da delegação, em representação dos artistas disse que, os laços entre Moçambique e Cuba são seculares e a ida àquele País americano servirá também para firmar contactos com os artistas locais.

No prefácio do catálogo, da exposição, Silva Dunduro, Ministro da Cultura e Turismo de Moçambique escreve que “ a realização desta exposição resulta das históricas relações de amizade entre Moçambique e Cuba, há longa data. Adiantando que é no âmbito destas relações que o Ministério da Cultura e Turismo e o Ministério da Cultura de Cuba firmaram recentemente um comprometimento em promover acções com vista a assegurar uma contínua revitalização das relações de amizade e cooperação entre os dois países e povo, em particular no que se refere às actividades artístico-culturais, no âmbito da visita presidencial realizada á Cuba em Junho deste ano”.

Ainda no âmbito desta parceria, estão em curso programas de interacção entre as instituições dos dois países nas áreas de cinema, pesquisa e divulgação do património cultural, financiamento à cultura, ensino artístico, intercâmbio entre artistas e promotores de eventos culturais.

Em paralelo á exposição, serão realizadas palestras, debates sobre arte moçambicana, assim como oficinas/ateliers como forma de troca de experiências entre artistas os moçambicanos e os cubanos. (RM-MCT)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here