As cidades de Maputo (sul) e Beira (centro) de Moçambique vão ganhar duas clínicas de reabilitação física e ortopédica, num investimento da Medical Center System, de origem italiana.

A iniciativa foi lançada esta terça-feira, na capital do país, e inclui a formação de especialistas em Fisioterapia e Ortopedia a nível das zonas centro, norte e sul.

Segundo o ‘Notícias’ de hoje, para além da instalação da primeira clínica, em Fevereiro próximo, defronte do Aeroporto Internacional de Maputo, e a segunda no espaço do Aeroporto da Beira, a empresa Medical Center System pretende também construir um hospital de raiz em Nacala (norte).

A clínica de reabilitação fisioterapeuta e ortopédica, a inaugurar no mês de Fevereiro de 2018, em Maputo, comporta tecnologia de ponta e está avaliada em um milhão e quinhentos mil Euros.

Serão oferecidos também vários serviços como reabilitação física, tratamento das diabetes, ortopedia, fisioterapia, radiologia, cirurgia estética e outros.

A expectativa é que a Federação Moçambicana de Futebol passe a usar os serviços para os integrantes da equipa principal de futebol.

“É um ganho para todos nós, os elementos da selecção nacional terão tratamento específico de lesões e outras enfermidades. A federação não tem uma clínica para assistência dos jogadores, daí que aceitamos a parceria”, explicou Lucas Calú, médico da selecção nacional, citado pelo jornal.

Por sua vez, o director do Hospital Central de Maputo disse que a instalação das clínicas marca uma nova era no Serviço Nacional de Saúde em Moçambique, atendendo que as lesões graves complicadas terão a partir de agora um tratamento específico.

A representante da Medical Center System em Moçambique, Tiziana Dal Pin, fez saber que o Hospital Central de Maputo e o Ministério de tutela irão ganhar fisioterapeutas, especialistas em radiologia e reabilitação física, cuja formação será da responsabilidade da Medical Center System.

(AIM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here