Um novo grupo de 54 Voluntários do programa de Educação prestou juramento numa cerimónia que teve lugar esta semana, na residência do Embaixador dos Estados Unidos da América, em Maputo.

Presentes ao evento, estiveram o Embaixador dos E.U.A. para Moçambique, Dean Pittman, o Director do Corpo da Paz / Moçambique, Sanjay Mathur, a Secretária Permanente do Ministério da Juventude e Desportos, Ivete Ângela dos Anjos Ferrão Alane, responsáveis do Distrito de Namaacha, bem como de diversas organizações parceiras e convidados.

O Corpo da Paz dos Estados Unidos foi estabelecido pelo Presidente John F. Kennedy em 1961 como uma agência independente do Governo dos Estados Unidos da América com objectivo de promover a paz e amizade mundial.

Através do Corpo da Paz, cidadãos americanos  oferecem-se para trabalhar voluntariamente por dois anos, em vários países do Mundo.

Actualmente  os Voluntários do Corpo da Paz encontram-se  a trabalhar em mais de 60 países do mundo, nas áreas de saúde, educação, agricultura, meio ambiente, pequenos negócios e desenvolvimento comunitário.

Em Moçambique, o Corpo da Paz trabalha com o Governo de Moçambique nos sectores de Educação e Saúde com acordos específicos celebrados através de memorandos de entendimento separados, com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH),  o Ministério da Saúde (MISAU), e o Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS). Até à data e desde 1998, mais de 1200 Voluntários já serviram em Moçambique.

Os 54 Voluntários de Educação foram colocados em todas as províncias, junto a várias escolas secundárias e de Institutos de Formação de Professores, onde durante dois anos irão trabalhar lado-a-lado com os seus homólogos professores Moçambicanos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas moçambicanas.

(RM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here